top of page
Capa para Facebook - Energia solar (2).png

Notícias & Artigos

O que é uma célula fotovoltaica?

Atualizado: 5 de out. de 2022

Você sabia que a verdadeira responsável pela conversão da energia solar em energia elétrica é a célula fotovoltaica? Nesse artigo iremos esclarecer melhor algumas dúvidas e curiosidades sobre ela.

O painel solar que conhecemos é formado por um conjunto interligadas em série dessas células. Existem diversos tipos de células que são classificadas pelo material e refinamento usado, os principais tipos são produzidos em: silício cristalizado, podendo ser monocristalino [mono-Si] ou policristalino [multi-Si].

O surgimento das mesmas foi em 1839, na França, pelo físico Alexandre Edmond Becquerel, que fazia experimentos com uma bateria composta por eletrodos de platina e cobre oxidado e imersa em solução eletrolítica ácida. De acordo com o site aldo.com.br 1983 o físico francês Edmond Becquerel demonstrou pela primeira vez o efeito fotovoltaico. Ele construiu a primeira célula fotovoltaica aos 19 anos de idade, no laboratório de seu pai. Depois disso, em 1883, Charles Fritts desenvolveu a primeira célula fotovoltaica em estado sólido, apresentando apenas 1% de eficiência. Na experiência, o semicondutor selênio foi revestido com uma fina camada de ouro a fim de compor as junções.

Na sequência, em 1905, Albert Einstein apresentou uma nova teoria quântica da luz e, em uma de suas teses, explicou o efeito fotoelétrico, o que rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1921. Assim, no dia, 25 de abril de 1954, foi lançada a primeira célula fotovoltaica pelo Laboratório Bell. Resumindo podemos dizer que as células fotovoltaicas funcionam a partir da incidência dos raios do sol, que movimenta os elétrons do seu material semicondutor, gerando a corrente elétrica que é captada pelo circuito interno do painel solar.

1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Posts recentes

bottom of page